MARCOS
2014
Nasce a Taturana, com o olhar e a prática voltados para a democratização do acesso ao cinema brasileiro, a ampliação e formação de público, e o desenvolvimento de campanhas de difusão social em consonância com temas sociais urgentes.
2019
A Taturana transformou-se em instituto sem fins lucrativos, com o objetivo de potencializar sua atuação, ampliar e consolidar uma estrutura de trabalho diversa e fortalecer colaborações Sul-Sul no campo do cinema e impacto social.
2020 - 2022
Durante esses dois anos, estreitou a relação construída com seus colaboradores desde a fundação, promoveu encontros para pensar propósitos e prioridades do Instituto.
2022
Realizou uma assembleia geral de refundação para a incorporação de novos associades e a constituição da primeira diretoria ampliada e colegiada.
PRINCÍPIOS
Priorizamos o cinema como experiência coletiva e promovemos o acesso gratuito e público a filmes
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO
1
Desenvolvemos projetos comprometidos com transformações sociais
CINEMA COM IMPACTO SOCIAL
2
Fortalecemos redes comunitárias de exibição já existentes e fomentamos o surgimento de outras
AUTONOMIA E AUTOGESTÃO
3
4
Cocriamos projetos em consonância com interesses e necessidades de grupos sociais e territórios envolvidos
CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA
5
Registramos, sistematizamos e difundimos experiências, para fortalecer o campo do cinema e impacto social e inspirar políticas públicas
TRANSPARÊNCIA E COMPARTILHAMENTO
QUEM FAZ A TATURANA
Cofundadora da Taturana. Mestre em Antropologia Visual (Freie University), graduada em Administração de Empresas (USP) e Relações Internacionais (PUCSP) e pós graduada em História da África (UCAM). É facilitadora certificada, tendo experiência ampla em facilitação de planejamento estratégico junto a organizações da sociedade civil brasileira. Atua como facilitadora, pesquisadora e formadora no campo das narrativas e distribuição de filmes com foco em impacto social.
Associada fundadora e Diretora de Formação
Carol Misorelli
Fazedor de filmes, inquieto e curioso. São mais de vinte anos e dezenas de filmes nas mais diversas funções técnicas. Dirigiu curtas premiados e séries de TV. Produziu filmes e peças, criou vídeo-instalações, fez campanhas políticas progressistas. Foi diretor da ABD-SP e hoje milita pelo cinema do interior. Nos documentários encontra espaço para criar e produzir, e na Taturana, a inspiração para criar campanhas de impacto e repensar a distribuição cinematográfica em nosso continente.
Associado colaborador e Diretor de Distribuição e Comunicação
Rodrigo Díaz Díaz
Produtora Cultural e Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense atua há mais de 25 anos em organizações da sociedade civil, especialmente realizando projetos de formação de lideranças sociais, empreendedorismo, fortalecimento institucional, gestão de projetos e processos. É Consultora em Desenvolvimento Institucional, com especialização em Estrutura e Processos Organizacionais pela FGV e Certificação PMDPro de gestão de projetos sociais
Diretora de Desenvolvimento Institucional
Simone Oliveira
Sarah Pimentel é criada na zona norte da cidade de Manaus, no Amazonas, é produtora executiva de cinema, audiovisual e novas mídias, além de roteirista. Atua também como e gestora de projetos culturais e sociais. É bacharel em Rádio, TV e Internet pela UNINORTE, com especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado, pelo SENAC-SP. É formada em Escrita Criativa com ênfase em roteiros cinematográficos pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Gestora de Comunidades - Produtores de Impacto e Distribuição
Sarah Pimentel
Mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine de Buenos Aires, Argentina. Atua na interseção da educação, do cinema e do impacto social, realizando oficinas para usuários de organizações e fundações sociais e também realizando vídeos documentários e institucionais para parceiros ligados a causas no Brasil e na Espanha.
Coordenadora de comunidades de exibidores
Juliana Brombim
Gestora de projetos culturais e socioculturais e atuante no segmento de avaliação de impacto para o setor. É uma pessoa dinâmica, comunicativa, criativa, pró ativa e gosta de trabalhar em equipe. Possui experiência no gerenciamento de ONGs, gestão de patrocínios, estratégias para investimentos em projetos, conhecimento nas leis de incentivo, prestação de contas e curadoria de projetos para empresas do setor privado. Trabalhou como produtora cultural atuando principalmente no setor musical. Além de elaboração de campanhas de marketing, on e off-line e planejamento e execução de eventos off-line.
Coordenadora Captação de Recursos
Marcela Ruiz Lopes
Bacharelado em Comunicação Social - Relações Públicas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Extensão em Curadoria Artística - Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ e Museu de Artes do Rio - MAR, bacharelado em Administração de Empresas – UERJ, Técnico em Administração com ênfase em Gestão e Negócios, Colégio Realengo. Atua no setor cultural com Gestão financeira e consultoria de Gestão de projetos. Voluntário em projetos culturais sociais.
Coordenação Financeira
Ronaldo da Silva
Pesquisador e articulador cultural, desenvolve plataformas e projetos voltados ao fomento do audiovisual brasileiro, circuitos de arte e tecnologia, e de ativismo socioambiental. Como Curadoria de cinema e artes e gestão na MatilhaCultural / CineMatilha (2008-2014), rede ALTav de audiovisual expandido (desde 2013), e Plataforma AVXLab / IMAGINANTES (desde 2015). Integrou o grupo Ecoação Cultural, promovendo práticas sustentáveis com instituições internacionais de cultura, entre outros.
Coordenação de Plataforma
Demétrio Portugal
Atua na área de produção multimídia e cultural. É Técnica em Comunicação Visual pela ETEC Tiquatira e Bacharel em Cinema e Audiovisual, formada na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. É co-fundadora e produtora da OHÚN - Mostra de Cinema Negro de Pelotas. Trabalhou com Comunicação Interna e Externa no Aeroporto Internacional de São Paulo, como assistente de produção cinematográfica no STUDIO L e como coordenadora de mídias do movimento cultural Sofá na Rua. Através do seu percurso profissional busca facilitar diálogos criativos entre marcas, pessoas e insurgências.
Analista de Comunicação
Jackeline Nunes
Empresário, produtor, cofundador da Portátil e da Dialab. Graduou-se em Administração de Empresas e está finalizando o mestrado em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA). Atuou como produtor executivo da série “O Enigma da Energia Escura”, apresentada pelo rapper Emicida, para GNT e Globoplay. É coprodutor do documentário “O Navio e o Mar”, premiado em fundos como o Sundance Institute (2021, EUA), William Greaves (2020, EUA). Atualmente, está finalizando a série “Retrato Íntimo” e o longa-metragem "Em Comum".
Conselheiro Fiscal
Emerson Dindo
Diretora de Sustentabilidade da RD – Raia Drogasil, com responsabilidade pelas agendas de sustentabilidade e investimento social. Tem 20 anos de experiência trabalhando com sustentabilidade e investimento social privado. Sua trajetória inclui passagens pela C&A, Instituto Ethos e Natura. Nestas organizações, atuou na criação e implementação de estratégias de sustentabilidade do negócio, gestão de conformidade de cadeias de fornecimento e desenvolvimento de pesquisas e normas internacionais de sustentabilidade.
Conselheira fiscal
Giuliana Ortega
Analista de políticas públicas e gestão governamental na prefeitura de São Paulo e professor no Insper. Doutor em Administração Pública e Política pela University at Albany. Trabalhou no Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Petrobras e também pesquisa a atuação de organizações da sociedade civil, com foco nas suas interações com governos. É diretor na Sociedade Brasileira de Administração Pública e possui publicações em revistas acadêmicas nacionais e internacionais.
Conselheiro fiscal
Marcelo Marchesini
Diretor Executivo na Coração da Selva. Trabalhou na Spcine por cinco anos, onde desenvolveu e implementou políticas pioneiras em Diversidade e Inclusão no setor audiovisual. Foi fundador do MAB - Mulheres e dissidências de gênero do audiovisual do Brasil. Atualmente, integra a Diretoria da APTA (Associação dos Profissionais Trans do Audiovisual). Trabalha com Economia Criativa há 16 anos. É mestrando no Programa de Economia da UFRGS, com ênfase em Economia Criativa.
Conselheiro consultivo
João Andrade
Jornalista, especializada em Gênero e Desenvolvimento Local e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua há mais de 20 anos nas áreas de tecnologias digitais, comunicação, direitos humanos e justiça social. Foi uma das fundadoras e diretoras do Instituto Nupef, organização de pesquisa e advocacy em direitos digitais e governança da Internet. Desde 2021, é a Líder para a Região da América Latina da IRIS (International Resource for Impact and Storytelling).
Conselheira consultiva
Graciela Selaimen
Cineasta, roteirista e autor conhecido por filmes como “Radical: a controversa saga de Dadá Figueiredo” e “Superstonic Sound”. Nascido no Rio de Janeiro em 1978, é pós-graduado em cinema documental pela Escola de Cinema de Barcelona, seus filmes já foram exibidos em alguns dos principais festivais do mundo além de serem exibidos em mais de 70 países.
Seu premiado longa metragem "Ilegal: a vida não espera", de 2014, foi decisivo para dar início ao debate sobre o uso medicinal da maconha no Brasil. Em 2023, Rapha retoma o tema com "O Outro Mundo de Sofia", produzido pela Kromaki e GNT. na realidade brasileira.
Conselheiro Consultivo
Raphael Erichsen
Cientista político, maratonista, produtor cultural e coordenador de projetos no Instituto de Referência Negra Peregum. Mestre e doutor em Ciência Política pela PUC-SP e USP, respectivamente. Especialista em Políticas Públicas com foco em Segurança Pública pela Universidade de Zurique (Suíça). No período 2016/2017, integrou a Coordenação Geral do "Carnaval de Rua" e "Virada Cultural" pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Conselheiro consultivo
Marcio Black
Graduado em Comunicação Social pela PUC-SP, dirige a rádio Educadora FM do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia - IRDEB. Desde 2003 atua no setor audiovisual com políticas públicas como Programa de Fomento e Teledifusão do Documentário Brasileiro - DOCTV, ANIMATV, FUNCINE ANIMACULTURA, TELEFILMES. Atuou na coordenação do Departamento de co-produções e Políticas Públicas da TV Cultura. Na coordenação do Fomento ao Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Na implantação e direção da Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo - Spcine.
Conselheiro consultivo
Renato Nery
Performer, educadora e produtora cultural. Transita entre as artes cênicas e visuais, buscando atravessamentos entre arte-vida; corpo-cidade e arte-ativismo. Atua no cenário cultural paulista há mais de 20 anos. Pesquisa o caminhar como prática estética e política, o teatro performativo e a intervenção urbana; além de questões relacionadas ao direito à cidade, encarceramento feminino, direitos humanos, gênero, sexualidade e lesbianidades. Na Taturana, atuou como produtora nas Mostras Taturana de Cinema (2019 e 2021) e no lançamento e campanhas de impacto social de alguns filmes (2018 - 2022).
Associada colaboradora
Beatriz Cruz
Roteirista e documentarista, mestranda em Antropologia Visual. Desenvolve, escreve e dirige projetos para TV e cinema. Já trabalhou para canais como National Geographic, HBO, Discovery Channel, GNT, NHK, Globo, Al Jazeera, RTP, TV Cultura, TV Brasil. Seu segundo longa metragem, O Último Verão, foi selecionado para o Script Station Berlinale 2023 e RACCONTI #11 do IDM Film Fund. Foi mentora de roteiro do Cabíria Festival e do IndieLab no IndieLisboa Festival. Mãe e percussionista amadora.
Associada colaboradora
Fernanda Polacow
Professor de gastronomia, jornalista e produtor cultural. Especialista em Gastronomia: História e Cultura, foi coautor e coordenador do Prato Firmeza: guia gastronômico das quebradas de SP, vencedor do Prêmio Jabuti 2021. Atualmente é docente do Senac e associado da Taturana na distribuição de impacto, tendo trabalhado em projetos como Espero Tua (Re)volta, Cine São Paulo, América Armada e nas Mostras de Cinema da Taturana.
Associado colaborador
Guilherme de Sousa
Produtor executivo e sócio da Paideia Filmes. Produziu o lançamento de Democracia em Vertigem, de Petra Costa; é produtor executivo dos documentários Platamama, Eleições e Meu Corpo é Político, de Alice Riff; e das ficções Guigo Offline e do curta Marina não vai à praia. Seus filmes estiveram nos festivais Dok Leipzig, Visions du Réel, Bafici, Havana, e Festival do Rio, com licenciamentos para canais de TV e plataformas como MUBI e Amazon É professor «em Cinema e Audiovisual na ESPM, graduado em Cinema pela UFF e em Economia pela Unesp , mestre em Cinema e Televisão na ECA/USP.
Associado colaborador
Heverton Lima
Graduado em cinema pela Universidade Federal de Pelotas-RS e mestre em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba - EICTV. Membro da APAN, com seus trabalhos e colaborações, coleciona prêmios e participações em festivais como Janela Internacional de Recife, Festival de Documentários de Buenos Aires e Festival de Roterdã. Suas atuais colaborações foram no curta-metragem "Solastalgia", de Violeta Mora, como roteirista, estreando no Visions du Réel em 2022. E como montador no "Manhã de Domingo'' de Bruno Ribeiro, premiado com o Urso de Prata em Berlim 2022.
Associado colaborador
Vinícius Silva
Comunicadora, produtora de impacto, com pós-graduação em produção executiva em cinema e TV e MBA em MKT digital pela FGV. Sócia da Vidasoma - Conexões a Serviço de Causas, carioca, tem mais de 25 anos de experiência em comunicação e desenvolvimento de projetos. Já atuou em mais de 15 filmes brasileiros como produtora de impacto. É também diretora de mobilização e engajamento do programa Good Pitch Brasil (DOCSP e Doc Society/UK).
Associada colaboradora
Rossana Giesteira
Well Amorim é diretor, diretor de fotografia, produtor e educador. É um dos fundadores do coletivo criado por LGBTs periféricos, a Maloka Filmes, com o qual realizou a primeira edição do "Perifericu - Festival Internacional de Cinema e Cultura de Quebrada", com foco na valorização de pessoas LGBTs das periferias. Atualmente estuda na Escola Internacional de Cinema de Cuba - EICTV.
Associado colaborador
Well Amorim
Leticia Santinon é distribuidora, pesquisadora, curadora e programadora audiovisual. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) com a pesquisa sobre a circulação de Sarah Maldoror no Brasil. Em 2023 fundou a Cajuína Audiovisual, distribuidora sediada em Salvador, Bahia, com foco em distribuição de impacto.
Associada colaboradora
Leticia Santinon
A carioca Helena Dias é produtora e roteirista graduada em Rádio e TV pela UFRJ e pós-graduada em Cinema Documentário pela FGV. Com mais de uma década de experiência na América Latina, sua criação está focada em direitos humanos, narrativas de gênero e impacto social trabalhando em produções para Netflix, Amazon, Globoplay, ARD, WDR e TVE. É co-autora e coordenadora de produção do documentário "Sementes: Mulheres Pretas no Poder" , cuja campanha de impacto foi realizada pela Taturana.
Associada colaboradora
Helena Dias
Daniel Fagundes é cineasta, educomunicador e poeta, com formação técnica pelo SENAC São Paulo e pós graduação em tecnologias na aprendizagem. Co-fundador do coletivo/produtora social Caramuja Pesquisa, Memória e Audiovisual, dedicada à produção e disseminação de mídia educativa, sócio cultural e a pesquisa no campo da memória e cultura popular. Tem como currículo a produção e direção de uma série de documentários, ficções e curtas experimentais, a maior parte deles em parceria com o coletivo Núcleo de Comunicação Alternativa.
Associado colaborador
Daniel Fagundes
Empresa de consultoria e treinamento que tem como principal missão contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento institucional de organizações sem fins lucrativos e negócios sociais, por meio da estruturação de uma gestão administrativa e financeira com viés político e estratégico.
Gestão Financeira
Akoben
NOSSA
HISTÓRIA
Somos uma organização sem fins lucrativos que, desde 2014, acredita no poder do cinema para articular redes, fomentar diálogos e fortalecer vínculos sociais. Filmes comunicam, denunciam, narram outras histórias, estimulam a imaginação e provocam debates.
Realizamos Campanhas de Distribuição de Impacto Social para mais de 60 filmes; fomentamos milhares de sessões gratuitas pela Plataforma Taturana; articulamos redes de exibidores; concebemos Mostras de Cinema; cofundamos o Fórum Latinoamericano de Cinema e Impacto Social. E seguimos ampliando o campo de cinema e impacto social no Brasil.